Espaço dedicado a compartilhar expressões, reflexos e meras impressões através de textos, desenhos ou fotografias.

sábado, 13 de março de 2010

Curiosidade

Por que chamamos alguém de cínico?

Usa-se a palavra para definir pessoa dissimulada, não verdadeira. Encontramos aí, a mínima ligação (ainda restante), com o significado original: o Cinismo era uma doutrina de filosofia grega que considerava a honestidade o único requisito necessário para a felicidade. Único mesmo.

Os cínicos eram filósofos-mendigões, não davam importância à roupa, dinheiro, família, costumes, tradição e higiene (no sentido mais literal que podiam!). Só para a honestidade. Viviam conforme a natureza, como cachorros de rua, daí vem o nome (do grego, cyon=cachorro).

Diógenes foi o maior propagador da filosofia. Hoje, ironicamente, a palavra assumiu significado inverso. Quando alguém chama outro de cínico, está, na verdade, querendo dizer que o dito cujo age falsamente... De início, a intenção do comentário seria algo do tipo: - ah como é sincero, não??(nas entrelinhas: que mentira descarada!).

Caso curioso, é a frequência e volume de cínicos, em qualquer um dos sentidos - cachorros ou falsos - com os quais esbarramos diariamente. Em todos os lugares.

Um comentário: